sábado, 4 de junho de 2011

Conheça os significados das logomarcas automotivas


Alfa Romeo: O símbolo da Alfa Romeo presta homenagem à cidade italiana de Milão, e reúne tanto a bandeira da cidade (a parte com a cruz vermelha) quanto o símbolo da família real milanesa (a cobra devorando o homem, representado em vermelho).


 Audi: As quatro argolas da marca representam a Auto Union, conglomerado alemão que reunia as fabricantes Audi, Horch, DKW e Wanderer. Os aros são entrelaçados justamente para simbolizar a união entre essas marcas.


  
BMW: A BMW utiliza uma hélice estilizada como símbolo, adotada após ela ter obtido permissão para fabricar motores de avião, em 1917.



Chevrolet: A Chevrolet tem esse nome em homenagem ao piloto suíço Louis Chevrolet, um de seus fundadores. A origem da logomarca é uma espécie de lenda: William Durant, outro fundador da empresa teria visto o desenho num hotel de Paris e resolveu utilizá-lo para a marca.



Citröen: O "duplo chevron", símbolo da Citroën, não é uma patente militar. Na verdade, representa uma engrenagem helicoidal, invenção de André Citroën, fundador da marca.


Dodge: O símbolo da Dodge é um carneiro montanhês. Ele foi criado pelo escultor Avard T. Fairbanks, que trabalhava na Universidade de Michigan em 1929. Fairbanks queria trocar seu carro e, para ganhar um veículo novo, ofereceu seus serviços à Chrysler, detentora da marca.


Lamborghini: Ferruccio Lamborghini, fundador da marca italiana de carros esportivos, era fanático por touradas. O resultado de tamanha paixão é visto na logomarca da Lamborghini e no nome dos seus carros (Diablo e Murciélago), que homenageiam touros.


Maserati: O famoso tridente da marca italiana representa o deus dos mares Netuno, símbolo da cidade de Bolonha, sede da marca. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.


Mercedes-Benz: A mais antiga fabricante de automóveis do mundo adota como símbolo a estrela de três pontas, que representa a terra, o ar e o mar.


Mitsubishi: Mitsubishi significa "três diamantes" em japonês. Com o símbolo, a marca - que atua em diversos ramos da indústria, como o de produtos eletrônicos - sinaliza o "domínio" sobre o ar, a terra e o mar, além de salientar a durabilidade de seus produtos.


Porsche: A logomarca da alemã Porsche é um brasão que representa o Estado alemão de Baden-Württenberg. É nele que fica a cidade de Stuttgart, sede da empresa, que também adota um cavalo empinado em seu símbolo.


Rolls Royce: Os dois “R” do logotipo eram estampados em vermelho. Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto.

Subaru: Subaru é o nome japonês da constelação de Plêiades. O grupo de estrelas está representado na logomarca da empresa.


Volvo: A palavra Volvo significa "eu rodo" em latim. O símbolo da marca é o mesmo do elemento ferro, em homenagem à indústria siderúrgica sueca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário