terça-feira, 5 de abril de 2011

Afinal, o que é Mecatrônica?

 A resposta dessa pergunta pode ser mais simples do que você imagina. O nome vem da união das palavras "mecânica" e "eletrônica", e de fato, a mecatrônica é a união da tecnologia mecânica com a eletrônica, com um pequeno toque de informática.


 Vamos imaginar uma maquina de lavar que possa ser programada para tempo de lavagem, centrifugação, dosagem de sabão, etc. Isso é um exemplo prático de mecatrônica, onde vemos um processo mecânico, automatizado com a ajuda da eletrônica. A informática ainda entra aqui, servindo de "cérebro" para nossa maquina de lavar.

 Já está sendo considerada ciência e  com ela podemos automatizar diversos processos manuais, ou até mesmo melhorar outros. Como envolve a mecânica, ela está diretamente ligada à hidráulica e pneumática.

 Uma de suas grandes vantagens é a versatilidade, e a combinação de processos mecânicos com eletrônicos abre um grande leque de possibilidades e utilização em diversas áreas, principalmente na industria.E é claro que não podemos esquecer da robótica, né?

 Um engenheiro, ou técnico, mecatrônico tem uma boa escolha de onde, e com o que, trabalhar, ainda mais com o mercado em expansão. Engenheiros mecatrônicos podem até mesmo servir como um trunfo: antes onde era necessário um mecânico e um eletrônico, agora podem ser substituidos por apenas um mecatrônico, o que faz determinadas empresas preferirem contratar um engenheiro/técnico dessa área. 

 A atuação no mercado de trabalho é normalmente em industrias, automatizando processos, melhorando outros ou com a manutenção das máquinas. Alguns podem até ser mais ousados, ou espertos, e não se limitar a isso: eles próprios decidem criar suas máquinas, mecanismos, dispositivos, etc. Criando-se algo realmente necessário e útil, pode fazer o Engenheiro/técnico vender sua ideia por muito dinheiro!

Mecatrônica: O futuro na palma de nossas mãos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário