O profissional de mecatrônica trabalha com diversos produtos eletrônicos ao longo de sua carreira profissional. Porém, a maioria não sabe para onde esses produtos devem ir quando a vida útil e a funcionalidade acabarem.
- O que é lixo eletrônico?
Computadores, acessórios de informática (mouse, teclado, caixa de som), celulares, pilhas, baterias, fones, CDs, aparelho de som, eletrodomésticos, eletrônicos em geral.
Muitas vezes, por falta de informação de onde e como descartá-los corretamente, esses produtos eletrônicos são abandonados em lixões, contaminando o solo, a água e provocando sérios danos à saúde. Por ser carregado de componentes tóxicos, esse tipo de resíduo não pode ser descartado em lixos comuns.
Foi pensando nisso, que em Agosto de 2010, foi assinada uma lei, que obriga a empresa que vendeu um computador, por exemplo, recolhê-lo para jogá-lo fora em lixo adequado.
No caso de pilhas, baterias e produtos importados, existem soluções práticas para descartá-los.
- Procurar o local mais próximo para descartar o seu resíduo eletrônico em: www.e-lixo.org ou www.lixoeletronico.org
- Levar até centros de descarte e reuso: CEDIR (www.cce.usp.br) ou Coopermiti (www.coopermiti.com.br)
- Realizar um upcycling, ou seja, utilizar a criatividade para transformar lixo eletrônico em um novo produto.
É eu trabalho em uma assistência técnica e vejo que está servindo como lixão, os clientes levam os aparelhos para conserto e acaba abandonado; o motivo é a troca por tecnologia mais nova e facilidade de compra.
ResponderExcluirE em meio de tanta sucata acabei fazendo um brinquedo usando peças de vídeo TV e som.
Link:
http://www.youtube.com/watch?v=JVbxN83fosE&feature=mfu_in_order&list=UL