sábado, 14 de maio de 2011

Biocombustíveis

   Os biocombustíveis são combustíveis de origem biológica. São fabricados a partir de fontes vegetais, tais como milho, soja, cana-de-açúcar, girassol, mamona, canola, babaçu, cânhamo, entre outros. O lixo orgânico também pode ser usado para a fabricação de biocombustível.
   Os biocombustíveis podem ser usados em veículos (carros, caminhões, tratores) integralmente ou misturados com combustíveis fósseis.
   A vantagem do uso dos biocombustíveis é a redução significativa da emissão de gases poluentes e a diminuição do aquecimento global. Além de ser uma fonte de energia renovável ao contrário dos combustíveis fosséis (óleo diesel, gasolina, querosene, carvão mineral).
   Os principais biocombustíveis são: etanol, biogás, bioéter, biodiesel, hidrogênio, entre outros.

Biodiesel

   O biodiesel é um combustível renovável, totalmente limpo e orgânico, pois é produzido a partir de fontes vegetais, misturado com etanol ou metanol.
   A tecnologia de fabricação do biodiesel está em desenvolvimento avançado no Brasil. A Petrobrás possui esta tecnologia, e o combustível orgânico já está sendo utilizado em alguns veículos do Brasil. Acredita-se, que no futuro, este combustível possa substituir os combustíveis usados atualmente. 



Álcool (Etanol)

   Utilizado como combustível nos automóveis brasileiros há mais de 20 anos, o álcool é pouco poluente e  produzido a partir de fontes vegetais como a cana-de-açúcar e o milho. Alguns países já estão adicionando o etanol à gasolina como forma de diminuir a emissão de poluentes e o efeito estufa.



Hidrogênio

   Produzido através da biomassa e/ou da fração biodegradável de resíduos, as células de hidrogênio estão sendo testadas como combustível, principalmente, pela indústria automobilística. Em grande quantidade na atmosfera, pode se tornar uma excelente opção, pois sua queima não gera gases poluentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário