quinta-feira, 7 de abril de 2011

Processos de Usinagem




 Um processo de usinagem é qualquer tipo de processo que trabalhe um material bruto, transformando-o em uma determinada peça, removendo material (também chamado de sobremetal ou cavaco).
 Existem inúmeros processos e máquinas para isso, com uma grande variedade de funções, podendo definir dimensões e formato da peça, ou fazer algum acabamento especial.
Em todo processo de usinagem existe o desbaste e o acabamento. O desbaste é a fase inicial da usinagem, onde se dá forma ao material, antes de passar pela próxima fase. No acabamento, fazem-se os detalhes da peça e seu tamanho final, definitivamente.
 A usinagem é uma das "ferramentas" do ser humano mais antigas, que só veio a se aperfeiçoar em meados do século XIX, com a descoberta do aço-rápido, um material essencial, na época, para as ferramentas de corte das maquinas que seriam inventadas.
 Entre as principais máquinas de usinagem estão a fresadora e o torno.




Fresadora


Diferente do torno, a fresadora combina os movimentos da peça e da ferramenta podendo fazer varios trabalhos tridimensionais e ângulos diversos. Além disso existem vários tipos de fresadoras, que conseguem alterar a inclinação da peça e a sua posição, diferentes velocidades, etc.











Torno 

A peça de material a ser usinado é fixado e é rotacionada em alta velocidade enquanto a ferramenta de corte se aproxima e retira o sobremetal. Com ele é possível fazer furos e peças no formato cilindrico.




Em ambas podemos alterar as ferramentas para conseguir diversos tipos de efeitos. Outras máquinas usadas para usinagem são a plaina, a furadeira, entre outras.

Com o avanço da tecnologia, muitas máquinas podem ser um CNC ( Controle Numérico Computadorizado), automatizando totalmente o processo pelo computador.

Vale a pena lembrar que, ao usinar uma peça, não devemos esquecer de tomar cuidado para não causar nenhum acidente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário