segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nikola Tesla




Nascido em 9 de julho de 1856, na vila de Smiljan na Croácia foi um grande inventor na área da mecânica e principalmente da eletrotécnica, considerado por muitos o "inventor do futuro". Nesse post discutiremos um pouco sobre sua vida.
 Desde pequeno o jovem Tesla demonstrava aptidão para grandes feitos e era claro que possuia uma mente extraordinária. O inventor também tinha como hobby o ilusionismo, muitas técnicas relacionadas à eletricidade, como os raios que saiam de suas bobinas ou o apagar e acender de lâmpadas sem motivo aparente.
 Por volta de 1884 passou a morar em Nova Iorque e tornou-se assistente do cientista Thomas Alva Edison. Porém mesmo com as brilhantes idéias de Tesla e a corrente alternada, Edison o via com desprezo, sentia-se ameaçado pelas idéias do outro, tinha medo de seu reinado com a Corrente Contínua chegasse ao fim. Nikola prometeu aumentar a eficiência dos dínamos ( aparelho que converte energia mecânica em elétrica, gerando a corrente contínua) em 25% em dois meses. Edison daria em troca, se ele conseguisse, lhe pagaria cinquenta mil dólares. Tesla conseguiu em menos tempo, e melhorou mais do que o esperado, mas Thomas não o pagou, dizendo que era apenas uma brincadeira. Depois desse dia, Nikola nunca mais voltou a trabalhar com Edison.
 Tesla foi contatado por um grupo de investidores que se interessaram por uma das criações do inventor, criando a Companhia Elétrica Tesla, mas, mesmo na companhia com o seu próprio nome, ele era rejeitado. Algumas idéias, como a corrente alternada, eram "loucas demais" para serem investidas à sério.
 O pobre cientista estava se tornando um fracassado, forçado a trabalhos braçais para sobreviver, e frequentemente pensava na idéia de suicídio. Antes que isso pudesse ocorrer, um certo A.K. Brown da Western Union viu a situação de Nikola, e resolveu ajudar o cientista a ser reconhecido pelo mundo e ofereceu-lhe um laboratório próprio, onde poderia pesquisar sobre a corrente alternada.
 Agora com recursos, Tesla voltou a trabalhar em um dínamo que produziria corrente alternada, como tanto havia imaginado ao longo dos anos.Com seu trabalho voltando, seu nome voltou a ser tema de conversa entre vários engenheiros da época. George Westinghole , negociou com o inventor a fabricação dos dínamos e, em 1895 o usou em Niagara , transmitindo energia até Buffalo, sem falha alguma. Aproximadamente 33 quilômetros, algo impossível para a corrente contínua.
 A fama fez o cientista ser procurado para construções militares, como barcos ou submarinos. Tesla propôs a idéia de submarinos controlados remotamente, mas as idéias foram ignoradas, mas conseguiu um contrato com a marinha alemã. O produto eram turbinas sofisticadas usadas em navios de guerra. No início da Primeira Guerra Mundial, o contrato foi cancelado, com medo de ser acusado de traição.
 Embora não comprovadas, algumas teorias sugerem que Nikola teria criado um "Raio da Morte", uma espécie de acelerador de partículas. Muitos relacionam o teste da arma com o misterioso evento de Tunguska, mas nunca foi encontrada nenhuma prova conclusiva. Tesla supostamente teria destruído a arma, com medo dela ser usada durante a guerra.
 O inventor tentou ajudar o país na guerra em 1917, criando uma "estação transmissora de ondas exploratórias de energia", permitindo que quem a utilizasse conseguisse determinar a localização de veículos inimigos distantes. Novamente, um dos grandes trabalhos dele foi rejeitado, e por trás disso, ninguém menos que Thomas Edison. Porém, uma geração mais tarde, a invenção ajudaria os aliados a vencer a Segunda Guerra, a invenção era o radar.
 Mesmo sendo o gênio que foi, morreu pobre, sem muito reconhecimento, um pouco depois da Segunda Guerra.
 Todas suas invenções estão aqui, sem ele, o futuro não seria como é hoje. Tesla é como um fantasma, como energia, ele está em volta de todos nós, seu legado traz o nosso desenvolvimento.

Um comentário:

  1. muito o admiro, eu já construí uma bobina de tesla para a feira de ciências da escola.
    Braz

    ResponderExcluir