sexta-feira, 15 de abril de 2011

Componentes Eletrônicos

Nesse post, comentarei um pouco sobre os componentes que usamos nas aulas de eletrônica para montar circuitos.

- Resistor


Também chamado de resistência é muito utilizado em diversos circuitos, por apresentarem variados valores de resistência elétrica, podendo evitar qualquer dano à algum componente. Resistores normalmente estão sujeitos às leis de Ohm. Existem também os resistores variáveis, cuja resistência pode ser alterada manualmente, ao invés dos outros que são fixos.


- LDR

 Vem do inglês "Light Dependent Resistor" que traduzido seria,  "Resistor dependente de luz". Ele é feito de sulfeto de cádmio (CdS) ou seleneto de Cádmio (CdSe). Como o nome diz, sua resistência varia de acordo com a luz. Na escuridão sua resistência é extremamente alta (chegando a 1 ) dificultando a passagem da corrente elétrica. Na luz, possui baixa resistência (aproximadamente 100 Ohms). O LDR geralmente é utilizado em luzes noturnas e postes de iluminação.


- Reed-Switch

 Do inglês, significa Sensor Magnético. Dentro desse pequeno vidro, existem basicamente dois fios metálicos. Quando alguma forma de campo magnético se aproxima desse componente, os pedaços de metal vão se encostar, fazendo com que a corrente passe por eles, ligando qualquer coisa no circuito que venha depois dele. É muito utilizado em sensores magnéticos e alguns tipos de alarmes.


- Transistor
 Um transistor foi um dos principais componentes eletrônicos responsável pela revolução da eletrônica na década de 60. Podem ser usados como "chaves de força", ou seja, ele só deixará a corrente elétrica passar pelo terminal "Coletor" (perna da esquerda) para o "Emissor" (perna da direita) quando estiver passando alguma corrente pela "Base" (perna do meio). Com o auxilio do transistor, pode-se projetar diversos circuitos complexos, e a maioria hoje em dia, usa um desses.




- Circuito Integrado 

 Também conhecido como micro chip, chip ou C.I. , são utilizados em quase todos os equipamentos eletrônicos atualmente.É formado por vários outros pequenos componentes interligados, capazes de realizar funções que precisariam de um circuito mais complexo, ou com vários componentes.



- LEDs e Lâmpadas

 
Apesar de não serem componentes tão importantes quanto os outros, e que não são necessários em várias ocasiões, esses dois dispositivos sempre nos ajudam à testar os nossos circuitos. Por exemplo quando quero saber se meu Reed Switch está funcionando, ligamos ele em um circuito com um LED, se esse acender junto com a aproximação ou a distância do imã, saberemos que o circuito está funcionando perfeitamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário