Fundamentalmente, os carros de Fórmula 1 não são diferentes do seu carro. Eles utilizam motores de combustão interna e têm transmissões, suspensões, rodas e freios. Mas a semelhança pára por aí. Carros de Fórmula 1 não são feitos para rodar por aí ou para viajar. Cada detalhe de sua estrutura é alterado e modelado com um único objetivo: velocidade.
Carros utilizados na temporada 2011 - http://bit.ly/f1carros2011
A seguir, os principais sistemas de um carro de Fórmula 1:
- Chassi
O coração do carro de Fórmula 1 é o chassi, a estrutura na qual todo o restante está aparafusado e unido. Assim como a maioria dos carros modernos e aeronaves, os carros de corrida contam com uma estrutura conhecida como monocoque (monobloco). Feito de um resistente composto de fibras de carbono repuxadas, inseridas em resina ou de uma camada de fibra de carbono sobre uma malha de alumínio. O resultado é um carro leve, capaz de permanecer intacto em caso de um acidente em alta velocidade.
-Motor

O combustível utilizado para estes motores não é a mesma gasolina encontrada no posto perto da sua casa. De modo geral, as equipes de Fórmula 1 utilizam cerca de 50 misturas de combustíveis diferentes em uma temporada típica, preparadas para pistas e condições específicas.
- Transmissão

A troca de marchas em carros de Fórmula 1 acontece através pequenas alavancas-pá, ou borboletas, localizadas atrás do volante. A redução é feita pela alavanca do lado esquerdo, e a troca ascendente, do outro lado. Isso ajuda na redução do custo geral do trem de força e permite que os pilotos utilizem suas habilidades na troca de marcha para brigar por posições em uma corrida.
- Suspensão
A suspensão de um carro de Fórmula 1 tem os mesmos componentes que carros comuns. Estes componentes incluem molas, amortecedores, braços e barras estabilizadoras. Quase todos os carros de Fórmula 1 contam com suspensões do tipo braços triangulares superpostos. Antes de qualquer corrida, a equipe ajustará a suspensão para garantir que o carro possa frear e fazer curvas com segurança, mas que proporcione rapidez de resposta.
É fácil reconhecer as partes dos discos de freio encontrados em carros de Fórmula 1. A grande diferença é que os freios usados na Fórmula 1 devem fazer o carro parar a uma velocidade de mais de 320 km/h. Discos e pastilhas de fibra de carbono são utilizados para evitar o desgaste e as fissuras e melhorar o desempenho. Estes sistemas de freio, mesmo sendo leves, são extremamente eficazes quando expostos a temperaturas de até 750 °C.
- Pneus
Os pneus de um carro de Fórmula 1 talvez sejam a parte mais importante do veículo. Se o desempenho dos pneus não for bom, o do carro também não será, independente da superioridade técnica presente em outros sistemas.

- Volante
O volante de um carro de Fórmula 1 tem pouca semelhança com o de um carro comum. Centro de comando do carro, o volante é composto de uma magnífica variedade de botões, controles e dispositivos. Durante a corrida, o piloto pode controlar praticamente cada um dos aspectos do desempenho de seu carro como, mudanças de marcha, mistura do combustível, equilíbrio dos freios e muito mais, com apenas um toque. E, o mais impressionante, é que todos esses controles estão localizados em um volante que tem a metade do diâmetro do volante de um carro comum.
- Macacão dos pilotos
Feitos de fibra sintética conhecida como Nomex, os macacões de Fórmula 1 são projetados para proteger o piloto de um incêndio por pelo menos 12 segundos, tempo suficiente para que a equipe de salvamento chegue. Os logotipos de patrocinadores colocados nos macacões também devem ser feitos de material resistente ao fogo.
- Capacetes
O tamanho e formato dos capacetes de Fórmula 1 não mudaram muito nas últimas duas décadas. O que mudou foi a escolha do material usado na sua fabricação. Os capacetes modernos consistem do mesmo material de fibra de carbono usado na construção do monobloco. O resultado é um resistente e leve capacete que diminui a inércia que a cabeça do piloto pode estar sujeita em um acidente grave. Todos os capacetes são feitos para acomodar as dimensões exatas do piloto.
- Aerodinâmica
Um carro de corrida de Fórmula 1 é definido tanto pela sua aerodinâmica como pela sua potência. Os carros de Fórmula 1 são baixos e largos para reduzir a resistência do ar e para se manterem estáveis. Além dos aerofólios, difusor, placas externas e defletores laterais, esse ano novos sistemas foram colocados nos carros, são eles o KERS e a Asa Móvel que serão explicados no vídeo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário