domingo, 10 de abril de 2011

Aços


 Um material barato, de fácil acesso, boas qualidades e infinitas possibilidades de uso. O aço por ter essas e outras ótimas caracteristicas é, hoje, um dos materiais mais utilizados na confecção de materiais.
 Os aços são constituídos de Ferro e Carbono, sendo que o carbono no máximo de 2% na composição. Também possui como impurezas (elementos químicos além de Ferro e Carbono, abaixo de 2%) os elementos Silício, Manganês, Fósforo e Enxofre.

 O teor de carbono num aço aumenta sua dureza e resistência, porém abaixa sua soldabilidade (facilidade de se soldar) e ductilidade (capacidade de se alterar o formato do material permanentemente). Quanto a isso, podemos classificar os aços em 3 categorias:

- Baixo Carbono: quando o teor de carbono é menos que 0,30%. É utilizado para chapas, perfis estruturais, barras, tubos, arames e estruturas.
- Médio Carbono: quando o teor de carbono está entre 0,30% e 0,60%, utilizado para chapas, barras, tubos, eixos, engrenagens, trilhos, machados, facões, entre outros elementos de máquinas e ferramentas.
- Alto Carbono: quando o teor de carbono está entre 0,60% e 1,20%, utilizado principalmente para barras, ferramentas industriais, matrizes, ferramentas para preensagem, etc.

 Quando o teor de Carbono passa de 2% , o aço se torna muito duro, e passa a ser chamado de Ferro Fundido.
 Além disso, os aços podem ser usados em forma de Aço-liga. Isso se dá quando é adicionado mais elementos químicos à composição do aço comum, dando-o propriedades especiais que um aço comum não teria, como por exemplo, o Aço Inox, é um aço-liga de Cromo, que na quantidade certa, torna o aço inoxidável. Podemos também acrescentar elementos químicos para tornar o aço mais resistente à temperaturas, mais duro, mais dúctil, entre outras características.

 Porém um engenheiro deve pensar muito bem antes de usar aços-liga, que, apesar de terem ótimas qualidades, podem sair muito caro, fazendo o uso de aços ao carbono, ou aços comuns, sairem muito mais em conta para o bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário