quinta-feira, 14 de abril de 2011

Conformação Mecânica


 Processos de conformação mecânica são aqueles usados para alterar a geometria de um determinado material, transformando por exemplo uma barra em um cilindro ou a mesma barra em cubo, etc. Diferente dos processos de usinagem, na conformação geralmente não há perda do material, ou seja, a peça final terá a mesma "quantidade"/peso/volume da peça inicial. Em geral. esse tipo de processo pode ser feito a frio, ou aquecendo a peça. Com o aquecimento, se torna mais fácil de trabalhar a peça, melhorando a produtividade. Por outro lado, com a peça fria consegue-se melhor acabamento final da peça. A seguir, os principais processos de conformação mecânica, lembrando apenas que não são os unicos, e na verdade, existem centenas de processos diferentes para conformação.

Forjamento

Um dos mais antigos processos, consistem em dar forma à um determinado material com sucessivos impactos de uma ferramenta. Pode ser feito a frio, para peças mais simples, mas normalmente é feito a quente para se obter formas mais complexas. É normalmente usado em aços comuns ou ligados, ligas de alumínio, de cobre, de magnésio, de níquel e de titânio.



Laminação 


Muito utilizada para conseguir peças longas, como chapas, tubos, etc. Consiste em fazer a peça aquecida passar por vários cilindros, diminuindo aos poucos sua espessura, porém aumentando as outras dimensões, como o comprimento. É possível também a laminação a frio, porém, por ser um pouco mais difícil, diminui sua produtividade.


Trefilagem 

 É o processo de fabricação de fios, arames e barras finas de metal. Basicamente diminui-se a largura do material, consequentemente aumentando seu comprimento.A peça é tracionada (vulgo esticada) pela matriz, que define seu formato e dimensões. A trefilação causa o encruamento, que é o aumento de cerca de 70% no limite de tensão de escoamento, ou seja, o limite de força que o material suporta, sem ser deformado permanentemente.


Extrusão 


 É um processo muito preciso, no qual, o material é forçado através da matriz com as características da peça final, e ao sair por ela, este terá tais características. Novamente aqui é mais fácil e produtivo o processo com o material aquecido, porém ainda é possível a frio, se tornando vantajoso se o material for mais dúctil, conseguindo maiores detalhes e precisão. Normalmente peças feitas a partir desse processos estão semi-acabadas e não precisam de usinagem em seguida.



Estampagem 


 Processo normalmente realizado a frio, no qual uma chapa plana é submetida à força da matriz com o formato desejado. É muito utilizada hoje em dia, para diversas coisas, como por exemplo na fabricação de  panelas. Os matérias-primas normalmente são chapas finas laminadas a frio, de aços, ligas de Alumínio ou Cobre.




Fundição 

 Processo a quente, na qual o material é fundido e colocado em um molde. Ao esfriar, o molde é quebrado e se tem a peça pronta. Existem diversos modos de se utilizar desse processo, bem como a variedade de moldes e formatos possíveis.  A fundição é normalmente utilizada em materiais muito duros, como os ferros fundidos, onde se é muito difícil trabalhar de outra forma.

Um comentário: